quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Vamos falar de SIDA...

Directamente do site da Coordenação Nacional para a Infecção do VIH/SIDA:"Até hoje muitas pessoas acreditam que a SIDA é uma doença restrita aos chamados grupos de risco, como as pessoas que se prostituem ou os homossexuais. Mas a epidemia da SIDA mostrou que todos têm de se prevenir: homens e mulheres, casados ou solteiros, jovens e idosos, todos, independente de cor, raça, situação económica ou orientação sexual.
Para se prevenir da SIDA, você deve usar correctamente o preservativo nas relações sexuais e apenas agulhas e seringas descartáveis. Para evitar que a SIDA se transmita de mãe para filho, todas as grávidas devem consultar o seu médico o mais cedo possível e fazer o teste da SIDA.
As IST podem trazer sérios problemas de saúde e ainda aumentam 18 vezes a possibilidade de contrair o VIH. Por isso, a prevenção das IST é muito importante".

Para acabar com algumas dúvidas que eventualmente ainda existam, e porque, apesar de existir muita informação sobre a SIDA, ainda haver muito desconhecimento, mais uma vez o site da Coordenação Nacional para a Infecção do VIH/SIDA ajuda, de uma forma simples e clara, a perceber o que transmite e o que não transmite a doença:

"COMO SE TRANSMITE O VIH
As formas de transmissão do VIH são:
- Relação sexual anal, vaginal e oral não protegida, com alguém infectado pelo VIH;
- Partilha de seringas, agulhas, escovas de dentes, lâminas de barbear e/ou material cortante com alguém infectado pelo VIH;
- Da mãe para o filho durante a gravidez parto e/ou amamentação;
Existe, ainda, risco de se infectar:
- Se partilhar escovas de dentes, lâminas de barbear ou outros objectos cortantes com a pessoa infectada;
- Se tiver alguma ferida ?aberta? e esta entrar em contacto directo com o sangue da pessoa infectada.

 COMO NÃO SE TRANSMITE O VIH
- Através do ar, alimentos, água, insectos e outros animais, louça, talheres, sanitas ou qualquer outro meio que não envolva sangue, esperma, fluídos vaginais ou leite materno.
- Através de urina, suor, lágrimas, fezes, saliva, secreções nasais ou vómitos desde que estes não tenham sangue misturado.
- Através de contactos sociais como o beijo, um abraço ou um aperto de mão."

Para terminar, deixo-vos ainda algumas imagens da campanha contra a discriminação de pessoas com VIH/SIDA, realizada pela SER + e pelo GAT, porque, muitas vezes, mudamos a maneira de agir com as pessoas infectadas justamente porque elas estão infectadas. Parece que de repente nem sabemos como lidar com elas. Por favor, percebam que a convivência entre um infectado e um não infectado é perfeitamente possível a absolutamente igual à convivência entre quaisquer outras duas pessoas. A sociedade só será totalmente igualitária quando os seres humanos se considerarem iguais.

 Júlio Machado Vaz

Laborinho Lúcio

 
Margarida Prieto


 
Henrique Garcia

(todas as imagens são provenientes do site do Grupo Português de Activistas sobre Tratamentos de VIH/SIDA - GAT)



Sem comentários: